segunda-feira, 9 de março de 2015

Tempero de salada

Muita gente pensa em salada como alimento saudável, que realmente é, desde que seja orgânica e com o tempero adequado, não com molhos prontos cheios de óleos refinados transgênicos, glutamato monossódico entre outras tralhas.

Para mim, tempero de salada tem que ser forte e bem nutritivo, por isso a lista de ingredientes é longa:

  1. Alho espremido
  2. Gengibre picado
  3. Açafrão da terra ralado fino
  4. Pimenta do reino moída
  5. Pimenta dedo de moça bem picada sem semente
  6. Salsinha
  7. Sal do Himalaia ou marinho puro
  8. Suco de limão
  9. Vinagre de maçã orgãnico
  10. Azeite de oliva extra virgem
Alho - espremido e colocado no azeite - Benefícios: ajuda no controle do colesterol e triglicérides, ajuda no metabolismo do ferro no organismo, ajuda a manter os níveis de selênio, anti-oxidante e anti-inflamatório, anti bactericida e antivirótico natural, previne o câncer.

Gengibre - picado bem fino pois é forte e um pedaço grande pode desbalancear o sabor do tempero - Benefícios: alívio gastro-intestinal, ajudando em enjoos relacionados com a gravides e movimentos, excelente anti-inflamatório, protege contra o câncer colo-retal, ajuda a induzir a morte das células cancerosa no câncer de ovário, aumenta a imunidade.

Açafrão da terra - pode-se comprar o pó ou atá a cúrcuma, que é a parte mais nutritiva da raiz, como pode-se também comprar a raiz propriamente dita seca ou fresca e ralar - Benefícios: grande super alimento, excelente anti-inflamatório potente, substitui remédios alopáticos em muitos casos com melhores resultados sem a intoxicação. ajuda muito no tratamento da doença intestinal crônica, alivia a artrite reumatóide, ajuda no tratamento da fibrose cística, inibe o crescimento das células cancerosas e metástases, ajuda a prevenir o câncer de colo, ajuda a prevenir e curar o câncer de próstata, reduz o risco de leucemia infantil, ajuda a melhorar as funções do fígado, proteção cardiovascular, baixa o colesterol, protege contra Alzheimer, limpando as placas amilóides no cérebro, ajuda no tratamento da depressão. 

Pimenta do reino - de preferência ralar na hora de fazer o tempero, dá um sabor melhor e retém mais suas propriedades - Benefícios: ajuda na digestão e saúde do intestino e ajuda o organismo a metabolizar melhor o açafrão da terra e seus benefícios.

Pimenta dedo de moça - tirar as sementes e as partes amarelas que prendem as sementes, cortar a pimenta em pedaços bem pequenos e colocar pouco, salada não pode ser muito ardida, mas se for do seu gosto, você que vai comer - Benefícios:anti-inflamatório, alivia dores e ajuda no sistema cardio-vascular.

Salsinha - Picada fresca, não deve ficar no tempero mais do que 2 dias - Benefícios: inibe a formação de tumor pois neutraliza alguns agentes carcinogênicos, uma vez que é rico em agentes anti-oxidantes, ajuda na artrite reumatóide e ajuda a ter um coração saudável..

Sal do himalaia ou marinho - só colocar o sal a gosto - Benefícios: importante o sal não ter nenhum aditivo químico, muitos tem anti-umectante e os sais refinados normais tem poucos minerais. O sal do himalaia e o sal marinho puro ajudam a equilibrar a pressão sanguínea, eles tem até 16% de minerais em sua composição, ao contrario dos sais refinados que tem 2% ou menos desses minerais.

Suco de limão - espremer o limão e colocar no tempero por último - Benefícios: ao contrário do que se acredita, o limão tem uma ação alcalina em nosso organismo e não ácida, lembrar de colocar o suco de limão como último ingrediente no tempero, pois ele pode reagir com o alho se for colocado diretamente sobre ele.

Vinagre de maçã orgânico- só abrir a garrafa e colocar - Benefícios: este vinagre tem um aspecto turvo, ele baixa a glicose dos diabéticos, ajuda a controlar os triglicérides e colesterol, ajuda no tratamento de vários tipos de câncer, abaixa a pressão dos hipertensos e ajuda a emagrecer pois causa uma sensação de saciedade.

Azeite de oliva extra virgem - só abrir a garrafa e colocar - Benefícios: estrela das dietas do mediterrâneo, não por acaso, tem várias ações benéficas a nossa saúde, ele é rico em polifenóis que garantem suas propriedades anti-inflamatórias, previne a arteriosclerose, protege o trato digestivo de câncer, ajuda a formar ossos mais fortes, aumenta as funções cognitivas do cérebro e ajuda a emagrecer em uma dieta onde os carboidratos são substituídos por gorduras benéficas ao organismo, levando o corpo a usar gordura como emergia em vez de açúcares.

No meu tempero coloco em média 4 dentes grandes de alho, cuidado com alho barato, tem alho vindo da China, um centímetro de gengibre, uma colher de sobremesa de açafrão da terra, uma pimenta dedo de moça fresca pequena, uma colher de chá de pimenta do reino, duas colheres de sopa de salsinha picada, sal a gosto, sumo de meio limão com bastante suco, vinagre e azeite a vontade.

Depois posto um vídeo.

Próximo post será sobre exercícios, até.

Bibliografia
http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=60
http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=72
http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=78
http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=74
http://www.mercola.com

http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=29
http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=100
http://www.thealternativedaily.com/5-ways-apple-cider-vinegar-promotes-great-health/
http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=132

Nenhum comentário:

Postar um comentário