quarta-feira, 18 de março de 2015

Óleos para cozinhar

Por algum tempo a grande indústria alimentícia fez e faz muita propaganda que óleos vegetais são melhores do que gorduras animais, baseado em estudos ultrapassados, a verdade é que, dentre os óleos vegetais que temos no mercado, somente alguns são bons para se usar na cozinha.


O que diferencia esses óleos é a sua composição em relação as gorduras poliinsaturadas, monoinsaturadas e saturadas, nessa ordem, elas são elencadas da mais instável sob calor e luz para a mais estável.

As gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, as da margarina, óleo canola, de soja, milho, girassol são as gorduras menos estáveis e portanto são as mais inflamatórias dentro do seu organismo.

Tem margarina no Brasil que faz propaganda nas mídias dizendo que com ela você cuida do seu coração, que grande mentira, com manteiga você cuida muito mais da sua saúde do que com margarina.

Já a manteiga e o óleo de coco virgem e extra virgem são mais estáveis e melhores para cozinhar, sendo que o óleo de coco é ainda melhor pois contém TCM (triglicerídeos de cadeia média) dentre esses TCMs está o ácido láurico, que melhora seu sistema imunológico.


Portanto podemos usar os seguintes óleos segundo Mike Geary do site truthaboutabs.com:

Óleo de coco extra virgem
Óleo de coco virgem
Azeite de oliva para temperaturas moderadas
Azeite de abacate para temperaturas moderadas
Manteiga natural, de gado de pasto, no confinamento o gado recebe ração a base de transgênicos.

Se tudo isso ainda é difícil para você usar, dos óleos refinados, o menos pior é o de Girassol sem o símbolo de transgênico acima. Fuja desse T como o diabo da Cruz!

Fiquem longe dos transgênicos, pois além do que foi descrito aqui, ainda afeta diversos órgãos, diminuem sua capacidade de reprodução e vem cheios de toxinas para o seu corpo.
 Onde tiver esses símbolo, contém transgênicos que fazem mal a sua saúde, para se ter uma idéia, já acharam traços de Glifosato (Roundup) no leite materno nos Estados Unidos, quer mais toxidade do que isso? A região da Argentina com maior incidência de câncer é onde se plantam transgênicos e se lida com toneladas de glifosato e outros pesticidas.

Obrigado e até a próxima.


http://www.truthaboutabs.com/unhealthy-vs-healthy-cooking-oils.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário